Tristeza: confira as 5 melhores playlist para melhorar seu dia

6 minutos para ler

Os momentos de tristeza fazem parte da vida e acontecem em todas as idades, levando a reflexões profundas sobre determinadas situações. Nessas horas, a música é uma aliada, e ter uma playlist adequada faz toda a diferença para se sentir melhor.

Alguns estudos demonstram que ouvir a música certa pode reduzir os níveis de ansiedade e estresse em até 65%. Além disso, a música oferece diversos benefícios, auxiliando a curar as dores emocionais e estimular a felicidade — fatores importantes para superar momentos tristes.

Se você deseja saber o que ouvir quando estiver triste e ter o apoio para lidar melhor com a situação, nós vamos ajudar! Continue a leitura deste post e veja os benefícios da música, 5 sugestões de playlists para dias tristes e como lidar melhor com a tristeza!

Os benefícios da música para os nossos sentimentos

A música tem efeitos poderosos nas nossas vidas, trazendo lembranças boas do passado, criando ambientes agradáveis e descontraídos. Esse é um fator que afeta positivamente as pessoas, beneficiando tanto a saúde física quanto a mental.

Em outras palavras, ouvir músicas adequadas para cada momento proporciona inúmeros benefícios, cientificamente comprovados. Esse é um recurso que ajuda a lidar melhor com as situações, desde os momentos de ansiedade até os dias alegres.

Continue a leitura e saiba quais são os principais benefícios de ouvir músicas!

Alívio para a ansiedade

A música é um remédio para a mente e ajuda a aliviar os sintomas da ansiedade e da depressão, reduzindo os níveis de estresse no organismo. Ouvir uma playlist adequada promove benefícios importantes para a saúde mental e ajuda a superar situações sérias.

Aumento da motivação

Uma playlist alegre e com músicas animadas contribui para estimular a motivação, seja para se concentrar no trabalho, seja para praticar atividades físicas. Essa é uma ótima forma de ter melhor desempenho nas atividades diárias e elevar o foco para alcançar os objetivos.

Melhoria do humor

Em uma festa ou mesmo em casa, ouvir certas músicas contribui para melhorar o humor. Sobretudo, a música é uma aliada na cura das dores emocionais e na promoção do equilíbrio dos sentimentos — fator essencial para manter a saúde em dia.

Ajuda a dormir melhor

Ouvir músicas relaxantes antes de ir para a cama pode evitar os sintomas da insônia e contribuir para uma ótima noite de sono. Essa é uma maneira agradável de dormir melhor e recompor as energias, para enfrentar as tarefas da sua rotina com disposição.

5 playlists para aliviar a tristeza

Atualmente, os serviços de streaming musical são as principais alternativas para escolher playlists específicas e de acordo com o seu gosto. Além da variedade de conteúdos, é possível filtrar informações, escolher listas prontas e até mesmo criar uma playlist com as músicas que você mais gosta.

Quanto estiver passando por um momento de tristeza, escolher uma boa playlist vai ajudar bastante a aliviar as tensões — sobretudo, auxiliando a refletir melhor, estimular a calma, melhorar o sono e ter tranquilidade para tomar decisões importantes.

Veja, a seguir, algumas sugestões de playlists para acompanhar os dias de tristeza!

1. Playlist Bad, no Spotify

A playlist Bad é disponibilizada pelo Spotify e composta por músicas calmas, com ritmo suave, ideais para curtir em um momento de tristeza. Com artistas nacionais, internacionais e mais 140 canções, é uma lista que agrada a todos os gostos musicais.

Algumas das músicas dessa playlist são:

  • Train Wrek, de James Arthur;
  • Epitáfio, dos Titãs;
  • Estações, de Erick Roza;
  • Bilhetes, de Tiago Iorc;
  • Dois Corações, de Melim;
  • Put Your Records On, de Ritt Momney.

2. Playlist Bad days, no Deezer

A Bad Days é uma playlist desenvolvida pelo streaming Deezer e apresenta canções tranquilas para os dias tristes. Também é uma mistura de diversos artistas nacionais e internacionais, com ritmos que agradam a todos os gostos musicais.

Alguns dos artistas presentes na lista são:

  • Adele;
  • James Arthur;
  • Miley Cyrus;
  • Khalid;
  • Priscilla Alcantara.

3. Playlist Modo offline, na Amazon music

Como o próprio nome sugere, a playlist Modo offline, na Amazon music, é composta por músicas relaxantes, para se desligar de tudo e aliviar a mente. É uma ótima playlist para os dias tristes, com músicas internacionais e nacionais que ajudam a passar pela tristeza.

4. Playlist Gris, no Spotify

A playlist Gris é composta por músicas em espanhol, de ritmo relaxante. As canções são ideais para acompanhar os momentos de tristeza. Se você quer sair da rotina e curtir músicas agradáveis e diferentes, essa é uma excelente sugestão para aliviar a tensão e relaxar.

5. Playlist Sad songs, no Spotify

Se o seu desejo é curtir músicas internacionais nos momentos de tristeza, a playlist Sad songs, no Spotify, é uma ótima alternativa. Com hits de Bruno Mars, Rihanna, Sam Smith e muitos outros, a lista é perfeita para um momento de introspecção.

Como lidar melhor com os sentimentos de tristeza

Embora os sentimentos de tristeza façam parte da vida, saber como lidar com eles para evitar complicações é imprescindível. Trata-se de um cuidado importante para a saúde mental e que pode interferir em diversos aspectos, por isso, merece atenção especial.

Normalmente, os sentimentos de tristeza acontecem em resposta a situações desagradáveis, como o luto e decepções. Isso desperta pensamentos e reações que podem afetar a saúde física, causar insônia, ansiedade e prejudicar a qualidade de vida.

Saber lidar bem com os sentimentos de tristeza é muito importante para permanecer saudável. Para tanto, as seguintes dicas são essenciais:

  • reconheça os motivos do sentimento de tristeza;
  • volte o foco para os pensamentos positivos;
  • cuide bem da sua alimentação;
  • pratique exercícios físicos;
  • ouça suas músicas preferidas;
  • procure fazer o que gosta;
  • considere fazer terapia com um profissional.

A música é essencial para acompanhar qualquer sentimento, ainda mais nos momentos de tristeza, como você pôde notar neste artigo. Se você não estiver se sentindo bem, escolha uma boa playlist para ajudar a aliviar a situação e até mesmo para dormir melhor.

Gostou do conteúdo? Agora que você viu ótimas sugestões de playlists para os momentos de tristeza, o que acha de ler outro conteúdo relevante sobre o assunto? Não perca tempo e conheça a terapia musical para ansiedade e insônia!

Posts relacionados

Deixe um comentário