Dormir mal engorda?

2 minutos para ler

Para quem está buscando emagrecer ou ganhar massa muscular, o sono deve ser priorizado na rotina. Quando não descansamos direito ou dormimos menos que seis horas por dia, nosso corpo eleva a produção de hormônios que aumentam o apetite (como a grelina) e também diminui os hormônios da saciedade, caso da leptina. Essa desregulação resulta em mais fome no dia seguinte, dando aquela sensação de falta de saciedade que nos leva a beliscar o dia todo ou a escolher comidas mais calóricas.

Além disso, o organismo sofre com a elevação na produção de insulina e glicemia, que impactam diretamente na dieta, dificultando o emagrecimento e favorecendo o ganho de peso e o aumento de gordura. Os níveis de energia e disposição também caem e, consequentemente, a motivação para se exercitar, resultando em um baixo gasto calórico.

Outro hormônio que se eleva também é o cortisol, conhecido como hormônio do estresse, que tem seus marcadores alterados junto a citocinas inflamatórias, resultando em outros danos à saúde. Ou seja, investir em uma noite bem dormida faz parte de uma rotina saudável. Tente dormir mais que sete horas por noite, praticar atividades físicas preferencialmente pela manhã e evitar a ingestão de bebidas e alimentos estimulantes após as 17h.

Posts relacionados

Deixe um comentário