6 dicas de como aliviar o estresse do dia a dia no trabalho

6 minutos para ler

Trabalho costuma ser associado à pressão e correria, mas não precisa ser assim. É possível aprender como aliviar o estresse e levar um pouco de leveza para o ambiente profissional. Desse modo, sua vida pode se tornar melhor.

Muitos profissionais negligenciam esse cuidado, o que tende a intensificar esse problema e a trazer diversos malefícios. É o caso de doenças físicas, como a hipertensão, e doenças mentais, como o transtorno de ansiedade.

Também vale citar a síndrome de Burnout, desencadeada por um quadro de estresse crônico no trabalho. Desde janeiro de 2022, a condição é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como doença ocupacional.

Você está passando por essa dificuldade e não sabe mais o que fazer? Neste artigo, trazemos 8 dicas práticas de como aliviar o estresse na sua rotina de trabalho. Confira!

Como aliviar o estresse do dia a dia no trabalho?

Qualidade de vida está diretamente relacionada a hábitos positivos e à forma como encaramos as situações no nosso dia a dia. Então, é essencial cuidar da alimentação, da saúde do sono, do corpo e da mente. Saiba como!

1. Aprenda a administrar os prazos

O imediatismo é um grande vilão no mercado de trabalho. Apesar de qualquer atividade ser exigida com máxima urgência, muitas delas não se mostram tão urgentes assim. Portanto, se você não trabalha em áreas que realmente sigam essa dinâmica (como a de saúde), reveja suas atitudes.

Nesse sentido, ter um planejamento pode ajudar a evitar falta de tempo e ansiedade que o prazo apertado causa. Para controlar melhor o seu tempo, vale a pena anotar no domingo todos os seus compromissos da semana. Assim, você já saberá de antemão o que deve fazer nos próximos dias.

2. Faça pausas para recarregar as energias

Às vezes, tudo o que nosso corpo e nossa mente precisam é de um pouco de descanso — e a rotina atribulada em que vivemos raramente permite isso. Mesmo que estejamos de folga, nossa cabeça está sempre alerta, conectada e trabalhando.

Porém, a pausa é uma necessidade do seu corpo e da sua mente para se manterem sãs. Pensando nisso, tente dar uma “desligada” ao menos nos fins de semana para recarregar as energias e voltar à rotina com força total.

3. Interaja com os colegas nos intervalos

Ninguém rende bem ficando horas e horas de frente para o computador, como é o expediente de muitas pessoas. Logo, sempre que possível, faça uma pausa para um café com os colegas. Essa prática também favorece os relacionamentos interpessoais na empresa, deixando o clima mais leve e pessoal.

Os bons relacionamentos ajudam a prevenir sentimentos como solidão, desamparo e até mesmo a depressão, que podem surgir com mais facilidade quando a rotina no trabalho é estressante. Então, saiba equilibrá-la ao cultivar relações sociais.

4. Trabalhe o pensamento positivo

Situações desagradáveis e preocupações são inevitáveis no trabalho. No entanto, a resolução dos problemas pode ir por um curso diferente com a ajuda da positividade. O profissional que pensa positivo é mais otimista, motivado, disposto, bem-humorado e feliz.

Naturalmente, pessoas felizes e satisfeitas conquistam mais seus objetivos e dão mais atenção ao que realmente importa do que aquelas que tendem a encarar a vida de forma negativa. Essa filosofia se tornou ainda mais relevante com a pandemia da covid-19. Afinal, em vários momentos foi preciso gerenciar as emoções para não prejudicar o trabalho.

5. Ofereça o tratamento que gostaria de receber

Educação, gentileza e um pouco de sensibilidade não fazem mal a ninguém, muito pelo contrário. Sendo assim, trate bem as pessoas, sem diferenciação, sempre pensando no grupo e no bem maior: atingir os resultados que a empresa espera.

Um bom tratamento faz com que os funcionários se sintam à vontade, motivados e felizes, o que melhora inclusive o rendimento. Em caso de situações de indisposição com relação ao trabalho, não leve para o pessoal e bola para frente!

6. Pratique atividades físicas

Cuidar da sua rotina fora do trabalho é outra maneira de aliviar o estresse. Praticar atividades físicas é uma das formas de alcançar esse objetivo, porque elas liberam substâncias químicas no organismo associadas à felicidade e ao bem-estar.

Assim, elas se chocam com as substâncias liberadas em momentos de estresse, como ocitocina e adrenalina. Dessa forma, é possível equilibrar o corpo e deixá-lo mais relaxado. Além do mais, exercícios físicos ajudam a dormir melhor e na manutenção da saúde. Indiretamente, esses benefícios ainda controlam o estresse.

7. Mantenha uma boa alimentação

Tal como a prática de atividades físicas, manter uma boa alimentação também é útil para combater o estresse. Inclusive, já existem profissionais estudando como os hábitos alimentares fornecem mais disposição, energia, bom humor e produtividade.

A seguir, temos uma lista com os alimentos mais recomendados para esse fim:

  • carboidratos complexos — aveia, grão-de-bico, maçã, morango e sementes de abóbora;
  • proteína magra — carne magra, frango, lentilha, ovo e salmão;
  • gordura saudável — abacate, azeitona, chocolate amargo, sardinha e tofu;
  • Vitamina B9 — aspargos, couve-de-bruxelas, espinafre, mariscos e romã;
  • ferro — batata, caju, feijão, peru e quinoa;
  • Vitamina C — kiwi, laranja, limão, pimentão e tomate;
  • melatonina — brócolis, cereja, cevada, pistache e uva.

Mas lembre-se: as sugestões não dispensam a necessidade de consultar um especialista para saber quais são suas necessidades nutricionais.

8. Melhore a sua comunicação

Trabalhar com comunicação falha naturalmente causa estresse. Logo, faça sua parte e melhore nesse quesito. Isso significa passar informações com mais clareza ao delegar tarefas e tirar dúvidas de algum colega, por exemplo. Com pequenos ajustes na maneira de se expressar, é possível minimizar ruídos da comunicação, que causam erros e refações.

Enfim, essas são as dicas de como aliviar o estresse desencadeado pela rotina intensa de trabalho. Agora, basta colocá-las em prática para ter um melhor desempenho profissional sem que a sua qualidade de vida seja afetada.

Achou as informações relevantes? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para ajudar outras pessoas a aprenderem como aliviar o estresse no trabalho.

Posts relacionados

Deixe um comentário